Clássicos a Fátima

Peregrinação de automóveis clássicos a Fátima

Aconteceu a 26 de Abril de 2014 em Fátima a primeira concentração de automóveis clássicos de âmbito nacional organizada pelo Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra (CAASCS).
Apesar da chuva que se fazia sentir, estiveram presentes mais de 300 automóveis clássicos e mais de um milhar de pessoas. Esta iniciativa decorreu num dos parques do Santuário de Fátima em que, além da exposição de automóveis, contou com a Aldeia do Clássico, local onde os inscritos e visitantes eram convidados a ver os automóveis expostos de tempos de outrora. Na chegada, os inscritos tinham à sua espera um pequeno-almoço de boas vindas. O momento alto do evento aconteceu com a bênção individual junto de cada condutor, acompanhantes e automóveis presentes. O almoço realizou-se na Aldeia do Clássico seguindo-se atividades culturais e música de animação no recinto. Em 2016 o encontro voltou a repetir-se, dentro dos moldes da primeira edição. Teve mais afluência que a primeira edição superando os 1000 participantes e visitantes e mais de 450 viaturas.

"Clássicos a Fátima" reuniu mais de 300 clássicos

Na cerimónia de entrega de lembranças e trofeus, destaque para o veículo mais antigo inscrito no evento, um Ford A Roadster de 1930. Esta foi também uma iniciativa de âmbito social em que a receita teve como destino uma instituição de solidariedade social, o CRIF – Centro de Recuperação e Integração de Fátima. O "Clássicos a Fátima" entregou um cheque no valor de 5000 € a esta instituição que apoia e integra pessoas com deficiência. O evento terminou com a saída em caravana de todos os automóveis clássicos com passagem pelo centro da cidade de Fátima.
Este evento contou a presença de vários clubes nacionais, tais como o Clube Português de Automóveis Antigos, VW AR Clube de Portugal, Clássicos da Covilhã, Clube Automóvel de Clássicos de Figueiró, o Clube Penafidelense Automóveis Antigos, Clássicos de Leiria, Clube de Automóveis Antigos de Vila Nova de Famalicão, BMW M Clube de Portugal, Clube Serra A Fundo de Gouveia, CAA Figueira da Foz, Haccets, Museu do Caramulo, MECCA, SAAB Portugal Clube, Triumph Club entre muitos outros.
A organização agradece a todas as pessoas, empresas e entidades que colaboraram e contribuíram para o sucesso desta iniciativa, que tem pretensão de dar continuidade futuramente.

Imprensa